quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A importância da leitura


Diferentes são os contextos sociais, nos quais a leitura se faz necessária em nosso dia a dia. Por uma infinidade de razões realizamos leituras o tempo todo. Lê-se o letreiro de um ônibus, os preços e a validade de determinados produtos, o manual de um equipamento, a manchete do jornal, o capítulo antecipado da novela – na revista, um bilhete deixado por alguém, um e-mail, um recado no Orkut ou em qualquer outra página de relacionamento, uma crônica, uma poesia, um romance, uma letra de música, a sinopse de um filme ou de uma peça teatral, uma palavra cruzada, o resultado do jogo, um contrato, uma proposta política, a bula de um medicamento, uma vaga de emprego, uma proposta de trabalho, o extrato bancário, entre tantas outras possibilidades.

Uma das vantagens que a leitura nos proporciona é a autonomia em nossas ações corriqueiras. Uma pessoa analfabeta, por exemplo, não disporia da mesma liberdade para realizar ações simples tais quais apontadas anteriormente.

Outro fator que diferencia o indivíduo leitor está relacionado à sua interação social; torna-se um sujeito participativo, podendo modificar a realidade em que está inserido, a partir de pequenos gestos, como reivindicar, em órgãos competentes, a regularização de um buraco numa via pública, até gestos mais abrangentes de intervenção social.

Além dos fatores relacionados acima, a leitura nos possibilita viajar, conhecer lugares, vivenciar novas emoções, além de permitir a ampliação vocabular e, consequentemente, melhora da ortografia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário